Notícias

Benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados  

18.06.2011

A nutricionista Karin Honorato fala, neste sábado (18), sobre os benefícios, as qualidades e a importância dos alimentos amarelos e alaranjados para a nossa saúde. Ela fala das características, por exemplo, da laranja, do mamão, da manga, da tangerina, do milho e do ovo.
Segundo Karin, a substância responsável por dar cor aos alimentos chama-se caroteno. Chamado de pigmento da saúde, o caroteno traz grandes benefícios.
Ainda de acordo com a nutricionista, o betacaroteno é o principal componente dos alimentos amarelos a alaranjados. Essa substância é um importante antioxidante e também é conhecida como provitamina A.
Karin destaca que no Brasil há uma alta incidência de deficiência de vitamina A entre a população. Para melhorar esse problema, o consumo diário desses alimentos é essencial.
Os alimentos amarelos e alaranjados também são importantes para a visão, para a pele, para as mucosas, para a imunidade e ainda previnem contra a degeneração macular.
 De acordo com a nutricionista, a luteína e a zeaxantina também são carotenos presentes nos alimentos amarelos e alaranjados, principalmente no milho e no ovo. Essas substâncias são importantes para a visão. Segundo Karin, protegem contra a catarata e a cegueira nos idosos.
Já o mamão, a manga e a tangerina possuem altas doses de betacriptoxantina, um carotenóide importante para prevenir a destruição das células. Essa substância, de acordo com Karin, também tem características anti-inflamatória.
Encontrada nas frutas cítricas – laranjas, tangerinas e até no limão – a hesperidina também tem características anti-inflamatórias. Essa substância ainda é antialérgica e ajuda a ativar a circulação.
A nutricionista ressalta a importância do consumo diário de alimentos amarelos e alaranjados, para pessoas de todas as idades. Segundo Karin, pessoas que bebem em excesso, que tomam hipertensivos e anticoncepcionais, e os fumantes devem dar mais atenção a esses alimentos. 


Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011