terça-feira, 7 de junho de 2011

O que é Técnica Dietética?

       Segundo Philippi (2003) a Técnica Dietética é o estudo e a sistematização dos procedimentos para tornar possível a utilização dos alimentos buscando a preservação do valor nutritivo e à obtenção dos caracteres sensoriais desejados. Portanto, está relacionado às operações tecnológicas a que são submetidos os alimentos e as modificações ocorridas durante seu processamento.

Objetivos da preparação técnica dos alimentos:

- Nutricionais: a cozinha dietética aplica conhecimentos de física, química, biologia, economia e outras ciências, adotando os métodos mais exatos, seguros e econômicos. Procura preservar os nutrientes porque sabe como se perdem. Cozinhar bem, preparando pratos complicados e saborosos, não significa cozinhar corretamente.

- Higiênicos: a cozinha dietética toma cuidados suficientes para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhe são próprias e com atenção especial ao conteúdo nutricional.

- Digestivos: preparar o alimento de forma que a digestibilidade se torne mais fácil, sem perder os nutrientes antes contidos no estado natural também é um dos objetivos da preparação técnica dos alimentos.

- Sensoriais: Nutrição é ciência e arte. Tornar os alimentos aceitáveis e apetitosos também faz parte da técnica.

- Econômicos: é o emprego correto e rendoso do dinheiro, energia e tempo.













Bibliografia consultada:

ORNELLAS. TÉCNICA DIETÉTICA. SELEÇÃO E PREPARO DE ALIMENTOS. ATHENEU, 2001.
 
PHILLIPI. NUTRIÇÃO E TÉCNICA DIETÉTICA. MANOLE, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário